Saúde e Segurança do Trabalho com a Prevenire Consultoria
Confira a documentação completa
Documento que substitui o PPRA a partir de 03 de janeiro de 2022 e que constitui o GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais de uma empresa. Ele estabelece diretrizes para identificar e gerenciar os riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos da empresa, além de propor medidas de prevenção de acidentes em um plano de ação.
O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores. Tem caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
Atestado emitido a partir de avaliação clínica e exames complementares, na admissão, demissão, periódico, mudança de função e retorno ao trabalho. Contem os riscos ocupacionais do trabalhador e parecer médico de aptidão ou inaptidão para a função específica do trabalhador.
Laudo exigido pelo INSS, onde consta, entre outras informações, a identificação de agentes nocivos capazes de causar danos à saúde e integridade física do trabalhador. Sua finalidade é previdenciária na concessão da aposentadoria especial.
O PPP é o documento histórico laboral do trabalhador, que reúne informações administrativas e registros ambientais, identificados no LTCAT, durante todo o período em que este exerceu suas atividades.
Laudo que atesta condições de periculosidade e/ou exposição dos funcionários a agentes físicos, químicos e biológicos capazes de causar danos à saúde e que asseguram ao trabalhador a percepção de adicional em seu salário.
Documento que avalia as condições ergonômicas do trabalho e estabelece recomendações que permitem a adaptação do ambiente, máquinas e equipamentos às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
Treinamentos Prevenire Consultoria
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos;
- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho;
- Organização da CIPA e outros assuntos
- Carga horária: 2 horas.
- Descrição dos equipamentos e seus componentes;
- Risco ocupacional contra o qual o EPI oferece proteção;
- Restrições e limitações de proteção;
- Forma adequada de uso e ajuste;
- Manutenção e substituição;
- Cuidados de limpeza, higienização, guarda e conservação;
Higiene Ocupacional
Preenchimento de checklist para PGR
(visita a empresas e levantamento de riscos)
Avaliações Quantitativas e Qualitativas para Laudos e monitoramento de riscos:
- Iluminação;
- Ruído:
- Dosimetria de ruído (NHO 01);
- Medição pontual de ruído;
- Stress térmico:
- Calor (NHO 06);
- Frio;
- Vibração
- Vibração de corpo inteiro (VCI) (NHO 09);
- Vibração de mãos e braços (VMB) (NHO 10);
- Químicos (NHO 08):
- Poeiras respiráveis e totais com sílica;
- Solventes, óleos, graxas, etc;
- Fumos metálicos;
- Outros agentes químicos orgânicos e inorgânicos;